Otoniel Lima apresenta o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos

Otoniel Lima apresenta o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos

Foto: Allan S. Ribeiro

A Câmara de Ribeirão Preto na última quinta-feira, 23 de novembro, aprovou projeto de lei, apresentado pelo vereador Otoniel Lima (PRB), que atende às necessidades de uma parcela da população que tanto sofre: os idosos que vivem em asilo e casas de repouso.

O projeto de lei “Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos” incentiva as pessoas a “adotar” um idoso aos fins de semana, feriados ou datas comemorativas, tirando-os, mesmo que por breves instantes, do ambiente de solidão que convivem para serem incluídos ao convívio social, doando-lhes afeto, solidariedade e amor, além de cuidados com a saúde. Os interessados ainda poderão buscar recursos financeiros para contribuir aos seus apadrinhados, uma melhoria na qualidade de vida.

Em trabalhos sociais que frequentemente participa, o vereador constatou que é comum ver cenas de idosos que lutaram uma vida inteira para criar seus filhos, dar-lhes uma vida no mínimo digna, carregando em seus corpos as marcas de uma vida inteira de trabalho, muitas vezes sofrida, estarem abandonados em asilos e casas de repouso, somente esperando a morte chegar.

A ingratidão e a solidão, muitas vezes, são a únicas companheiras dessas pessoas, que raríssimas vezes, recebem a visita ou o amparo dos seus familiares. O vereador, durante seu discurso na tribuna, lamentou a situação: “É triste ver muitos esperando um abraço, um carinho, ou mesmo condições básicas de sobrevivência, e não poder contar com isso. Saber que uma vida inteira de história não lhes garantiu dignidade em sua velhice, mas também sabemos, que na nossa sociedade ainda há pessoas de enorme coração, que dariam tudo para ter seus pais ou avós em vida para lhes dar carinho, porém já não podem mais”.

A proposta segue agora para o Executivo aguardando ser sancionada.